Uma das condições comuns que temos observado em nossos líderes é o esgotamento emocional, chamado, em inglês, de burnout (literalmente, [...]
por Esly Regina de Carvalho, Ph.D.
Uma das condições comuns que temos observado em nossos líderes é o esgotamento emocional, chamado, em inglês, de burnout (literalmente, “queimado”). Ron McLain o define como “um estado de esgotamento físico, mental e emocional, que se caracteriza por um cansaço constante e crônico, sentimentos de abandono e falta de esperança, desenvolvimento de uma auto-estima negativa e uma atitude também negativa em relação ao seu trabalho, à sua vida e às outras pessoas”.1
Segundo ele, algumas causas para o esgotamento em nossa liderança são:
Sintomas
Entre os sintomas do esgotamento, podemos perceber:
Prevenção
Para evitar o esgotamento é importante que encontremos novas disciplinas espirituais ou novas formas de seguir as antigas. Podemos inovar nossa vida devocional: escrever nossas orações em vez de fazê-las apenas oralmente, orar em voz alta enquanto caminhamos a sós, procurar um companheiro de oração com quem seja possível compartilhar abertamente.
É importante também reservarmos tempo para ficar a sós. Às vezes estar sozinho é o que nos ajuda a “recarregar as baterias”. Até Jesus se retirava das multidões para estar a sós.
Além disso, devemos dormir o suficiente e praticar atividade física. O pastor ou líder não é super-homem. Precisa cuidar do “templo do Espírito Santo” tanto quanto os demais.
Precisamos também descansar e relaxar sem culpa. Deus nos permitiu fazê-lo.2
“Prestar contas” a outras pessoas também ajuda. Peçamos a Deus que coloque em nossa vida confidentes: pessoas de confiança com quem podemos compartilhar cargas, tentações e sonhos. Dividindo a carga, ela se tornará mais leve.
Devemos pensar de formas não usuais, buscar soluções criativas — buscar soluções, e não problemas.
Podemos programar também, semanalmente, fazer algo que nada tenha a ver com nosso ministério — fazer algo prazeroso, pelo puro gosto de fazê-lo.
Com a ajuda de Deus, todas essas medidas nos ajudarão a prevenir o esgotamento emocional e físico.
Notas:
Publicado originalmente pela Revista Ultimato
Ao se cadastrar nesta lista, você receberá atualizações do blog em seu e-mail, sempre estando por dentro de novidades.
Nós não enviamos spam e você poderá se descadastrar quando quiser. Leia nossa Política de Privacidade para mais informações.